Tuesday, July 12, 2016

O que é Direito e como é o mercado de trabalho - SEGREDO DO DIREITO

O Direito é uma área riquíssima, com vários subsetores, inclusive é um dos poucos setores, assim como os setores médicos e os afetos as engenharias, que você poderá escolher um segmento e se especializar.

Este é o grande SEGREDO DO DIREITO, você já entrar na Universidade com uma ideia clara de um setor para seguir, que deve estar atrelado ao seu planejamento profissional.

É muito difícil um estudante de primeiro período dizer qual o segmento que pretende estudar, diferentemente de um estudante de engenharia ou de medicina, que já sabe se é civil ou elétrica, ou um médico que já vem com a pediatria ou a cardiologia no contexto de escolha profissional.

Escolha antes de entrar na Universidade qual  o foco dentro da sua profissão ou o segmento que tem mais vínculo com sua forma de agir, assim irá reduzir várias escolhas erradas na sua vida profissional.

Veja algumas dicas sobre o que é o DIREITO E SOBRE COMO É O MERCADO.

Elaine Ribeiro

DICAS 

O que  é Direito?

É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito. Como advogado, defende os interesses do cliente em diversos campos. Como juiz, resolve litígios entre indivíduos ou empresas. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis. Há duas carreiras distintas para o bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica. Para ser advogado é preciso passar em exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, é necessário ter ainda dois anos de inscrição na OAB como advogado. Fonte :http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-humanas-sociais/direito-690186.shtml


Como é o mercado de trabalho?

Direito é uma das carreiras mais tradicionais entre as graduações, está entre os cursos mais procurados e tem um mercado sempre aberto. Há inúmeras possibilidades de atuação para o recém-formado. Quatro áreas estão especialmente em alta no momento: compliance e ética, tributária, trabalhista e recuperação judicial e de crédito. O advogado especializado em compliance e ética resolve conflitos relacionados a políticas internas de empresas e condutas éticas. Ele está valorizado por uma tendência mundial de preocupação das companhias com estes temas. No Brasil, o aquecimento ocorre devido a investigações que levaram executivos de grandes empresas à prisão por envolvimento com a corrupção. O profissional da área tributária segue em alta por causa da complexa estrutura de tributos do país. Ele é responsável pelo cumprimento de normas relacionadas à arrecadação e impostos e obrigações tributárias das empresas. Já o advogado trabalhista atua na resolução de casos ligados às relações de trabalho. Ele é bastante necessário nas companhias em épocas de crise, quando ocorrem muitas demissões. Por último, o profissional da área de recuperação judicial e de crédito é procurado em momentos de baixa na economia para resolver litígios de empresas em fase de recuperação judicial. Atua ainda em favor de bancos. Outras áreas novas e aquecidas são direito ambiental, de tecnologia da informação, que lida com questões relacionadas à internet, direito imobiliário e propriedade intelectual. No caso do direito ambiental, o mercado dá preferência aos profissionais que somem ao conhecimento da legislação visão estratégica e domínio de técnicas de gestão ambiental. Também tem destaque o direito internacional e societário, bem como a área de mercado de capitais. Na carreira pública, um setor em alta é a defensoria pública, voltada ao atendimento da população carente. As parcerias público-privadas (PPP), incentivadas pelo governo federal, também aquecem o mercado para o advogado especialista em contratos públicos. O novo código de processo civil (PLS 166/2010), sancionado pela presidente Dilma Rousseff em março de 2015, cria instrumentos para reduzir o tempo de tramitação de processos pela Justiça brasileira. Por isso, a demanda pelo profissional, que já é grande no setor público, deverá aumentar.
onte :http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-humanas-sociais/direito-690186.shtml