Wednesday, April 12, 2017

Queiroz Galvão planeja participar do Leilão do Pré-Sal em Carcará



Segundo informado pela Reuters, a Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP) declarou sua intenção de participar da 2º Rodada de Licitações sob o modelo de Partilha, que deverá ocorrer em setembro deste ano.
A companhia declarou ter interesse especialmente na área adjacente de Carcará (BM-S-8), na qual detém 10% da concessão. A QGEP relatou ainda que sua intenção é participar do leilão como parte de um consórcio.

Em 2000, o BM-S-8 foi leiloado na 2a Rodada de Licitações (Modelo de Concessão) e ainda se mantém em exploração. A área ganhou repercussão devido à venda da participação da Petrobras à Statoil em 2016. Essa transação acabou gerando uma nova configuração do consórcio com operação da Statoil (66%) e participação da Petrogal (14%), Barra Energia (10%) e QGEP 10%).
A descoberta na região foi batizada de Carcará e, embora ainda não tenha sido declarada comercial, vem se mostrando como uma área promissora. A região, que vai a leilão em setembro, é a parte do reservatório que encontra-se fora da área de concessão do BM-S-8 e, segundo a nova legislação, deverá ser recontratada agora sob o regime de partilha.
A parcela do reservatório de petróleo de Carcará, que vai a leilão, tem cerca de 2,2 bilhões de barris de petróleo (in situ).
Por Luiz Ehlers (EnergyWay)